Anorexia Nervosa


Vamos falar um pouquinho sobre um dos assuntos mais polêmicos em nutrição a Anorexia Nervosa...
Esclarecendo uma simples diferença, a "anorexia" pode ser um sintoma muito comum em várias doenças ou efeito colateral de vários medicamentos, pois é simplesmente a falta de apetite, já a "anorexia nervosa" essa sim... é um transtorno alimentar, uma doença perigosa... porém os indivíduos que sofrem desta doença não tem necessáriamente falta de apetite, mas sim um controle com o objetivo de perder peso...

Primeiramente, como perceber se uma pessoa está ou não com anorexia, quais são os sintomas???
Bem, segundo o DSM-IV se a pessoa se recusa a manter seu peso dentro do ideal, se há ausência da menstruação por um período maior que três ciclos consecutivos e se há distorção da imagem corporal (se a pessoa afirma estar acima do peso mesmo estando extremamente magra) e tem medo patológico de engordar...
Ainda segundo o CID-10 a pessoa tem que estar com um IMC (Índice de Massa Corporal) igual ou menor que 17,5 Kg/m².
Há também hirsutismo (pele coberta por uma fina camada de pêlos), lanuagem (cabelos ralos e com poucos fios), pele ressecada, apatia, falta de disposição e cansaço.
Devido ao descontrole hormonal há amenorréia (ausência de menstruação), mas geralmente a menstruação volta quando se atinge 22% de gordura corporal, já nos homens há esterilidade e perda do desejo sexual.
Ainda pode haver intolerância ao frio, hipoglicemia, hipercolesterolemia e desidratação.
Além de inúmeras complicações...
Segundo SILVA & MURA, 2007 os traços de personalidade (como ver tudo de forma extrema), depressão, ansiedade e abuso sexual na infância podem estar ligados aos transtornos alimentares. Geralmente se mostram ótimas alunas, tímidas e com sentido de organização.

E o tratamento?
O tratamento tem que ser individual, há casos em que a terapia cognitivo-comportamental com um psicólogo e uma terapia nutricional adequada com uma nutricionista são suficientes, mas geralmente, além disso se faz necessária a terapia medicamentosa e ainda sim, quando a abordagem não é bem sucedida a hospitalização é a única saída.

Portanto se você passa por este tipo de coisa ou se há algum caso na sua família, não espere para procurar ajuda, pois em toda doença, quanto mais cedo se procura ajuda, melhor será o prognóstico.
Pois em quadros graves pode ocorrer mortalidade por desnutrição, distúrbio hidroletrolítico ou mesmo suicídio.
Portanto procure seu médico, nutricionista ou psicólogo e se informe adequadamente!!!




Leitura indicada para profissionais da saúde:
Tratado de Alimentação, Nutrição e Dietoterapia
Autores: Sandra M. Chemin S. da Silva
                Joana D'arc Pereira Mura
Editora: Roca.
Ano: 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário